ESBOÇO: Sermão: “ATÉ QUE SEJAMOS UM” Pr. Márcio de Moraes

ESBOÇO

Sermão: “ATÉ QUE SEJAMOS UM”

 

Pr. Márcio de Moraes

Sexta-feira: 26/08/2022

Texto Básico: Efésios 4.1-16

Textos de Apoio: João 17, I Coríntios 12, Romanos 12, João 15, Romanos 11, Apocalipses 17 etc.

 

 

1 INTRODUÇÃO:

 

  • PROBLEMÁTICA A PARTIR DO: LIVRO: ATÉ QUE TODOS SEJAM UM- FRANCIS CHAN

Francis Chan levanta em seu livro alguns pontos que questionam a unidade praticada pela Igreja Cristã dos nossos dias:

 

1.Deus está descontente a nossa unidade;

2.O mundo está confuso com a nossa unidade;

3.Isso pode ser uma prova de que o Espírito Santo não está em nós.

 

1.2 Perspectivas equivocadas:

  • A de achar que a diversidade denominacional é um mal em si mesmo “ Somos atualmente o grupo religioso mais dividido no mundo, e o segundo lugar está bem distante. (Francis Chan)

 

  • A outra é fazer da diversidade denominacional um pretexto de discórdia.

 

Ao constatar que os argumentos de Francis Chan quanto a Unidade da Igreja, se limitaram a esta primeira camada da preocupação com a unidade fraterna, percebemos que a maioria das literaturas disponíveis também abordam o tema, nessa perspectiva antropocêntrica do esforço, da frustração e da culpa por não estarmos fazendo o suficiente para que a unidade aconteça, infantilizando o assunto da unidade ao mero sentimentalismo em fraternidade (ainda que de boa vontade).

 

Assim, este sermão, pretende não apenas avançar o assunto para além da preocupações que costumam trazer o assunto como algo que depende da reação esfera humana e entende-la de uma perspectiva completa.

 

A partir das Escrituras aprofundamos os questionamentos levantados, na introdução e passamos a responde-los, de acordo com o Ensino Bíblico sobre a Unidade da Fé (Efésios 4.1-16) a Unidade do Corpo (João 17) e a Unidade do Corpo pelos Dons (Romanos 12 e I Coríntios 12).

 

INTEXTUALIDADE – Efésios 4.1-3

 “Paulo, o prisioneiro (Paulo não usa a expressão doulos, servo, escravo, mas deísmos, alguém que voluntariamente se deixa cativar para o amor da missão) do Senhor, lhes peço que vivam vidas dignas da vocação com que foram chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, fazendo todo esforço para preservar a unidade (que foi) efetuada pelo Espírito, por meio do vínculo (que consiste em) da paz: sou o prisioneiro (δέσμιος de Cristo Χριστός Jesus Ἰησοῦς, por ὑπέρ amor de vós (piedosa e evangelizadora) ὑμῶν, gentios ἔθνος)”.

 

 

 

 

2 O QUE NÃO É A UNIDADE BÍBLICA

  1. NÃO É UNIFORMIDADE – não pode ser gerada por mera reunião de vontades;

Homens pecadores não conseguem a unidade, mesmo determinados: políticos se aliam, ideias se conjugam por um tempo, opiniões convergem, e até uma concordância cristã pode acontecer, mas a mera conformidade de ideias – NÃO É UNIDADE.

 

  1. NÃO É MECÂNICA – não é movida por mecanismos, imposição ou estratégia – TRÉGUAS, ACORDOS OU ALIANÇAS – NÃO GERAM A UNIDADE BÍBLICA

 

  1. NÃO É HUMANA – não acontece por ação ou vontade humana. O homem pecador não pode ligar-se espiritualmente a outro homem decaído – somente o Espírito pode nos ligar um a outro por meio de Cristo.

 

  1. DO MESMO MODO QUE A SALVAÇÃO PESSOAL NÃO PODE SER GERADA, A UNIDADE DA IGREJA NÃO TEM SEU “START” NA OBRA HUMANA.

 

Werner de Boor tem razão ao dizer que Jesus não considera a unidade organizacional, que pode ser mantida com instrumentos de poder, nem a unidade de ideias afins ou uma coligação com base em sentimentos convergentes.

 

 

3 O QUE É A UNIDADE BÍBLICA

Tem paradigma e origem a unidade uma ação trinitária: do Pai e do Filho no Espírito Santo.

 

  • É UMA OBRA TRINITÁRIA
  • É UMA RESPOSTA PIEDOSA
  • É UMA EXPECTATIVA PARA A ETERNIDADE

 

 

1ª ANALOGIA: A VERDADEIRA UNIDADE TEM A MESMA ESSÊNCIA DA SALVAÇÃO:

  • ELA NÃO COMEÇA EM NÓS – SÓ DEUS GERA A UNIDADE.
  • ELA É PRESERVADA EM NÓS COM O AUXILIO DOS DONS QUE SÃO AGRACIADOS.
  • ELA SERÁ PLENA NA ETERNIDADE QUANDO FORMOS GLORIFICADOS.

 

 

3.1 A VERDADEIRA UNIDADE BÍBLICA É TRINITÁRIA:

A ação trinitária acontece sempre em acordo com sua existência eterna:

 

DEUS É ATEMPORAL, MAS SUA REVELAÇÃO SALVÍFICA ACONTECE SEGUNDO A SUA EXISTÊNCIA EM TEMPOS: ACONTECEU, ESTÁ ACONTECENDO, ACONTECERÁ.

 

  • Ele é “Aquele que é, que era o todo poderoso. Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente, em Apocalipse ele é Aquele que é, que era e o que há de vir em contraposição ao mal que é Aquele que não era, que não foi e que voltará (Ap 17.1).

 

  • É nesse sistema de TEMPORALIDADE E CONTINUIDADE que nossa Salvação acontece: SOMOS SEGURAMENTE SALVOS DE FORMA DEFINITIVA, ESTAMOS DESENVOLVENDO A SALVAÇÃO E SEREMOS PLENAMENTE REDIMIDOS.

 

  • A UNIDADE TRINITÁRIA É TEMPORAL! ESPIRITUAL! SOBRENATURAL!

 

TEMPORAL: ACONTECE EM TRÊS MOMENTO POR UM PROCESSO DIVINO.

ESPIRITUAL: ACONTECE EM RAZÃO DE UM PROPÓSITO DIVINO

SOBRENATURAL: ACONTECE SEGUNDO UM PODER DIVINO

 

2ª ANALOGIA: O NOVO NASCIMENTO É UM PROCESSO ESPIRITUAL, pois provém de uma obra de Deus de acordo com uma revelação Palavra x Poder x Arrependimento e É SOBRENATURAL, pois exige uma ação divina do ESPÍRITO

 

  • A UNIDADE DA IGREJA É UM PROCESSO OPERADO PELA TRINDADE:

 

APLICAÇÃO PRÉVIA:

 

  • Somos Salvos por sua obra, preservamos nele a salvação e, seremos finalmente salvo na redenção final.

 

  • Na Unidade Bíblica somos ligados em Unidade eterna, preservamos a unidade fraterna, e seremos UM em Unidade Gloriosa.

 

Em João 17 – A realidade de até que sejam um, é um presságio para o processo de Unidade que acontecerá em Atos 2, quando a Igreja será formada ao ser vinculada a Deus pela paz que antes não tínhamos esta é uma obra do Espírito, graças a redenção.

 

A cruz garante a salvação, mas é o batismo (selo) do Espírito que nos liga ao Corpo Místico de Cristo (A igreja). Assim, somos vinculados sobrenaturalmente (misticamente) ao corpo de Cristo e recebemos novos membros para o corpo de Cristo a cada conversão genuína. Este evento acontece primeiramente na experiência de Pentecostes, e depois a cada conversão.

 

  • CONVERSÕES EMOCIONAIS NÃO ESTÃO GERANDO MEMBROS AO CORPO

 

  • CONVERSÕES SOCIAIS NÃO ESTÃO GERANDO MEMBROS AO CORPO

 

  • CONVERSÕES RELIGIOSAS NÃO ESTÃO GERANDO MEMBROS AO CORPO

 

  • A unidade que já temos (a unidade mística do corpo) – Somos um, quando ligados a videira João 15:

 

Texto de Apoio: “Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. Gálatas 3.27-28”

 

 

 

 

 

COMO ACONTECE A OBRA TRINITÁRIA PARA A UNIDADE?

 

Lendo atentamente João 17 vemos que esse tipo de unidade prometida por Jesus de que seremos “Um como Ele são um) não serão compartilhados seus atributos eternos, mas apenas os atributos morais. Não seremos um como eles são em essência, mas passamos a ser um em natureza de salvo e em propósito de piedade (cúltica, relacional e evangelizadora).

 

William Hendriksen corrobora esse pensamento a unidade é de uma natureza definitivamente espiritual: Na verdade, Pai, Filho e Espírito Santo são um em essência; os crentes, por outro lado, são um em mente, esforço e propósito.

 

1ª APLICAÇÃO SIMULTÂNEA:

 

  1. HÁ ALENTO E DESCANSO QUANDO NOS LIVRAR DA CARGA DE NOSSAS TENTATIVAS DE SERMOS UM, POR OBRA HUMANA, TANTO QUANTO HÁ DE SABERMOS QUE NÃO SOMOS SALVOS PELAS OBRAS:

 

  1. ENTENDER QUE A UNIDADE JÁ FOI REALIZADA QUANDO FOMOS VINCULADOS PELO ESPÍRITO EM UNIÃO MÍSTICA, POR MEIO DO VÍNCULO DA PAZ DE RECONCILIAÇÃO EM CRISTO PARA COM DEUS DE QUEM ÉRAMOS INIMIGOS NO PRESENTE TEMPO.

 

2ª TEXTUALIDADE: Efésios 4.3-6

 

ELEMENTOS TRINITÁRIOS DESSA OBRA DE UNIDADE INDISSOLÚVEL SÃO INTRODUZIDAS NO TEXTO:

 

A OBRA DO ESPÍRITO:

 

Textualidade:

 

(Há) um só corpo (A IGREJA UNIVERSAL) e um só Espírito, assim como também vocês foram chamados em uma só esperança a que sua vocação os trouxe.

 

  • A OBRA DO ESPÍRITO: OPEROU POR MEIO DE SEU SELO CADA MEMBRO DESTE ÚNICO CORPO, E OS PRESERVA TAMBÉM PARA O FUTURO NA ESPERANÇA DA VOCAÇÃO;

 

  • ELE É QUEM GERA UM ÚNICO CORPO EM UMA TRÍADE:

 

  • ELE CHAMA A UM SÓ CORPO,
  • ELE BATIZA UM SÓ CORPO,
  • ELE NOS DÁ ESPERANÇA DE QUE ESSA VOCAÇÃO SE COMPLETE.

 

Texto de Apoio: Romanos 12.13 – “Pois em um só Espírito fomos batizamos em um mesmo corpo”.

 

 

 

 

 

A OBRA DE CRISTO:

 

TEXTUALIDADE:  um só Senhor (JESUS), uma só fé (GRACIOSA), por meio de um só batismo (HÁ SÓ UM MEIO VERDADEIRO DE CONVERSÃO);

 

  • Somos ligados a um Só SENHOR, para uma só FÉ, e para uma ÚNICA VERDADEIRA CONVESÃO (um só batismo)

 

Texto de Apoio: “Romanos 6.5, em que a ideia expressa é que os crentes são “plantados juntamente” com ele (plantados na semelhança da sua morte, seremos também na semelhança da sua ressurreição).

 

 

A OBRA DE DEUS O PAI

 

Textualidade:

 um só Deus e Pai de todos, que (está) sobre todos e é por todos e em todos. 7 

Toda a obra que nos UNE UNS AOS OUTROS LIGADOS A CRISTO POR OBRA DO ESPÍRITO CONVERGE PARA O DEUS PAI – Ele envia o Filho, Ele envia o Espírito.

 

“No tocante à primeira pessoa da Santíssima Trindade, como Pai ele é “sobre todos”, porquanto exerce controle sobre tudo. Ele é, não obstante, também “através de todos”, porquanto ele abençoa a todos nós por meio de Cristo, nosso Mediador. E ele é “em todos”, porquanto ele a todos nós atrai para a intimidade de seu coração, no Espírito”.

 

PARA RELEMBRAR: Que fomos ligados na videira por meio do Espírito, está é uma obra definitiva, não fomos enxertados, mas conectados pelo novo nascimento (um só batismo, um só espírito).

 

3ª ANALOGIA: A VERDADEIRA UNIDADE TEM A MESMA ESSÊNCIA DA SALVAÇÃO E DE UMA ALIANÇA ESPIRITUAL:

 

  • A ligação na videira de João 15 tem a ver com a salvação individual que nos liga a corpo de Cristo, tanto quanto uma aliança entre marido e mulher (para estes, uma aliança pérpetua nesta vida), para nós, a igreja, uma aliança eterna no céu.

 

Este é o mistério do qual falou de que a UNIÃO DA NOIVA é uma ALIANÇA ETERNA. (Efésios 5.32)

 

Texto de Apoio resolver possível contradição: Em Romanos 11 sobre a remanescência e a possibilidade de ser um ramo cortado, a ideia é outra, diferente em sentido e aplicação daquela aplicada em João 15.

 

Em Romanos 11, fala-se, de “povos”, Judeus, ramos naturais, gentios ramos enxertados. Eles foram os primeiros (os construtores) que rejeitaram e nós enquanto gentios, fomos recebidos. E, nesta condição, podem ser recebidos e enxertados: bárbaros, católicos, protestantes, mas pela conversão genuína, todos podem ser salvos, tantos judeus como Paulo que foi salvo, mesmo quando os ramos naturais (povo de Israel) foi cortado e, nessa dimensão que povos poderiam ser recebidos ou cortados, mas individualmente todos ligados definitivamente ao corpo de Cristo pelo Espírito Santo, serão preservados.

 

 

3.2 A VERDADEIRA UNIDADE BÍBLICA É PIEDOSA:

 

LEMBREMOS:

  1. A unidade não é criada, mas preservada (4.3).
  2. Ela já existe por obra de Deus, não do homem.
  3. Paulo fala também sobre a necessidade de se preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

 

  • CHAMAMOS EM LINGUAGEM CRISTÃ QUE PIEDADE É A FORMA DE VIVER DE UM CRISTÃO: SUA COSMOVISÃO, SUA CONDUTA, SUA FORMA DE VIDA.

 

  • ASSIM PARA QUE ACONTEÇA A UNIDADE ORGÂNICA: EDIFICADA BASE A BASE, E CRISTO APÓS LEVAR O CATIVEIRO (Pecado, Domínio das trevas, velha natureza e etc.) NOS CONCEDE DONS PARA A PRESERVAÇÃO DA UNIDADE:

senão que, pela virtude do poder de Cristo que habita o crente, procede de dentro do organismo da igreja.

 

TEXTUALIDADE: Efésios 4.11 – E foi ele quem deu alguns (para serem) apóstolos; e alguns, profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, pastores e mestres;(GRAÇA CAPACITADORA)

 

Quando os crentes estão em Cristo (cf. “que também eles estejam constantemente em nós”, v. 21), então Cristo está neles. Essa é a glória deles, como afirmou: “a glória que me deste”.

E assim, Jesus tem em mente o fato de que o Pai se manifestou no Filho (“tu em mim”, v. 21). Por “eu lhes dei”, ele quer dizer que ele (i.e., Jesus) se manifestou na vida dos crentes.

 

Texto de apoio: A essência da solicitação em favor da Igreja universal é afirmada no versículo seguinte: João 17.21–23.

 Para que todos sejam constantemente um; como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam constantemente em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Na verdade, Pai, Filho e Espírito Santo são um em essência; os crentes, por outro lado, são um em mente, esforço e propósito.

 

AS TRÊS FACES DA UNIDADE PIEDOSA:

 

PELOS DONS DE EDIFICAÇÃO DO ESPÍRITO E POR SUA OBRA DE PRESERVAÇÃO, PODEMOS DESENVOLVER A UNIDADE PIEDOSA:

 

  1. A UNIDADE CÚLTICA (ADORAÇÃO) –

 

  • É O CAMINHO MAIS PRAZEROSO PARA A UNIDADE, PORÉM NEM SEMPRE É O MENOS FÁCIL, SE QUISERMOS ADORAR JUNTOS E COM SINCERIDADE. MAS DEUS CHAMA QUE SEUS ADORADORES SEJAM VERDADEIROS

 

  • É POSSIVEL DESENVOLVER VIDA DEVOCIONAL SOZINHOS;

 

  • A ADORAÇÃO EM UNIDADE TEM O ALTO CUSTO DA SINCERIDADE, DO PERDÃO E, DO ESVAZIAMENTO DE NÓS MESMOS;

 

  • NÃO É POSSÍVEL ADORAR, SEM PRÉVIA RECONCILIAÇÃO COM O CORPO, ESTE É UM PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO PELO ENSINO;

 

  • MESMO A ADORAÇÃO SENDO UM ATO DE UNIDADE PIEDOSA, A ADORAÇÃO EM CORPO É CONDUZIDA PELO ESPÍRITO PRIMEIRAMENTE POR MEIO DOS DONS E SEGUNDO POR UMA AÇÃO ESPIRITUAL DE DESEJO NO CORAÇÃO DO CRENTE. E É POR ISSO, QUE QUANDO ADORAMOS JUNTOS, SENTIMOS A ALEGRIA DO CORPO, BEM AJUSTADO. (Ef. 4.16).

 

 

  1. B) A UNIDADE RELACIONAL (FRATERNA) –

 

HÁ DUAS FORMAS DE PRESERVAR A UNIDADE RELACIONAL

PELO EDIFICAÇÃO E SERVIÇO E PELA MUTUALIDADE:

 

  • PELA EDIFICAÇÃO E SERVIÇO:

 

  • HÁ SEM DUVIDA ESPAÇO PARA A INDIVIDUALIDADE, NA GRAÇA PESSOAL, MAS NO SERVIÇO O DOM BUSCA A UNIDADE.

 

  • A ORIENTAÇÃO DE PAULO VEM CORRIGIR, O USO DO DOM COM O OPOSTO DO USO, PARA QUAL ELE SE DESTINAVA. Romanos 12.14 – “o corpo 27, juntos corpo, individualmente membros

 

“a) Ápostolos – Eles são as testemunhas titulares da ressurreição de Cristo, revestidos de autoridade eclesiástica universal e vitalícia sobre a vida e doutrina, porém introduzidos aqui, como já indicado, com o fim de enfatizar o serviço que prestam. Para uma ampla apresentação das características do apostolado plenário, ver C.N.T. sobre 1 e 2Timóteo e Tito, 1Timóteo 1.1.

 

  1. Profetas, novamente no sentido restrito (porquanto num sentido amplo cada crente é um profeta), são os órgãos ocasionais de inspiração, por exemplo, Ágabo (At 11.28; 21.10–11). Juntamente com os apóstolos, eles são descritos como sendo “o fundamento da igreja”. Ver comentário sobre 2.20 e 3.5; e ver também Atos 13.1; 15.32; e 21.9.

 

  1. Evangelistas, tais como Filipe (assim designado em At 21.8; sua atividade é descrita em At 8.26–40) e Timóteo (2Tm 4.5), são missionários itinerantes. Filipe é mencionado primeiro como um dos sete eleitos “para servirem às mesas” (At 6.2). Timóteo era um dos assistentes e representantes de Paulo.

 

  1. Pastores e mestres são mais bem considerados como um só grupo. Hodge observa: “Não há nenhuma evidência na Escritura de haver classe de homens autorizados a ensinar, porém não autorizados a exortar. É uma coisa quase impossível” (op. cit., p. 226).

O que temos aqui, pois, é uma designação de ministros de congregações locais, “presbíteros docentes (ou supervisores)”. Por meio da exposição da Palavra, esses homens pastoreiam seus rebanhos. Conferir Atos 20.17,28; também João 21.15–17. Ninguém pode fazer tal coisa com propriedade sem possuir o amor de Cristo.”

 

 

NOTA: A figura do (epíscopos) bispos, presbíterios (anciãos) recebem protagonismos na liderança da Igreja, inclusive com imposição de mãos, oração pelos enfermos, evidenciando que a ação de Deus perpassa não apenas a igreja como organismo, mas também como organização. Uma vez que o termo de respeito não há um dom, mas a um ofício (gestor, superintendente e etc.)

 

  • POR MEIO DE MANDAMENTOS RECÍPROCOS: PELA HUMILDADE, PELA PACIÊNCIA E PELA TEMPERANÇA;

 

  1. Mandamentos Humildade, Mansidão e Paciência
  2. Sujeitem-se uns aos outros – Ef. 5.18-21
    2. Suportem-se uns aos outros – Ef. 4.1-3
  3. Aceitem-se uns aos outros – Rm 15.73.
  4. Não tenham inveja uns dos outros – GL 5.25-26
    5. Deixem de julgar uns aos outros – Rm 14.13
    6. Não se queixem uns aos outros – Tg 5.9
    7. Não falem mal uns dos outros – Tg 4.11
    8. Não mordam e devorem uns aos outros – Gl 5.14-15
    9. Não provoquem uns aos outros – Gl 5.25-26
    10. Não mintam uns aos outros – Cl 3.9-10
    11. Perdoem-se uns aos outros – Ef 4.31-32
  5. Mandamentos de serviço
  6. Amem-se uns aos outros – Jo 13.34
    2. Saúdem se uns aos outros – I Co 16.20
    3. Edifiquem-se uns aos outros – I Ts 5.11
    4. Ensinem uns aos outros – Cl 3.16
    5. Encorajem uns aos outros – Hb 3.12-13
    6. Aconselhem-se uns aos outros – Rm 15.14
    7. Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos
    espirituais uns aos outros – Ef 5.18-20
    8. Tenham igual cuidado uns pelos outros – I Co 12.24-25
    9. Confessem pecados uns aos outros – Tg 5.16
    10. Sirvam uns aos outros – Gl 5.13
    11. Levem os fardos pesados uns dos outros – Gl 6.2
    12. Sejam hospitaleiros uns dos outros – I Pe 4.7-9
    13. Sejam bondosos uns para com os outros – Ef 4.31-32
    14. Orem uns pelos outros – Tg 5.16

 

  • Aqui, a ênfase está posta no “sacerdócio universal dos crentes”

 

  1. A UNIDADE TESTEMUNHAL (EVANGELIZADORA)

 William Barclay: “As igrejas que competem entre si não podem evangelizar o mundo”.

 

TEXTUALIDADE: O mundo, então, crerá “que tu me enviaste”. Para o significado de Jesus como Aquele que foi enviado pelo Pai, veja sobre 3.17,34; 5.36–37; 8.18,27,29; 9.7; cf. 1.5.

Jo 17. 22–23 E a glória que me deste eu lhes dei, para que sejam constantemente um como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que eles se tornem perfeitamente um, para que o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim.

“Não somente por estes eu solicito, mas também por aqueles que crerem em mim por intermédio da palavra deles”. (QUE HAVERÃO DE CRER)

Todas devem tornar-se um só rebanho, com um só pastor (veja sobre 17.21)

 

A forma da expressão crer em mim indica que o que se tem em mente é fé genuína, o fruto da graça salvadora.

 

APLICAÇÕES SIMULTÂNEAS:

 

  • Aqui é importante entender que o impacto testemunhal da UNIDADE DA IGREJA NÃO DIZ RESPEITO APENAS COMO NOS TRATAMOS COMO UM TESTEMUNHO PARA O MUNDO.

 

  • ENTIDADES FRATERNAS, TEM NORMAS DE CONDUTA DE TRATAMENTO, CORTESIA, E ISSO NÃO OS IGUALA AO POVO EXCLUSIVO DE DEUS.

 

  • ACOLHIMENTO, BOM TRATAMENTO, CALORISIDADE PODEM UNIR PESSOAS BOAS EM MÁ PELA ADMIRAÇÃO, MAS, ESTE, AINDA NÃO É O TESTEMUNHO COMPLETO PARA QUE O MUNDO NOS VEJA COMO ENVIADOS.

 

  • A UNIDADE TESTEMUNHADA AO MUNDO É QUE SEJAMOS EM UNIDADE DE PROPÓSITO COMO ELES SÃO: PARA QUE O MUNDO VEJA QUEM NOS ENVIOU (CRISTO), ASSIM COMO QUE O PAI ENVIOU CRISTO.

 

  • A PARTIR DAI, O MUNDO SOFRERÁ O IMPACTO DA PALAVRA QUE PREGAMOS, E NÃO PELO PROCESSO EMOCIONAL DE NOS VER UNIDOS

 

  • ASSIM COMO O PAI E O FILHO SE UNIRAM NO PROPÓSITO DA MISSÃO: PREGANDO INCLUSIVE SOBRE “JUÍZO” E ARREPENDIMENTO DEVEMOS DAR TESTEMUNHO DA UNIDADE DE QUE ESTAMOS LIGADOS A UMA VIDEIRA QUE É COMPLETA EM REVELAÇÃO:

 

  1. EM SALVAÇÃO
  2. EM CONDENAÇÃO

 

  • QUANDO PREGAMOS NESSA UNIDADE, SEMPRE QUE TESTEMUNHAMOS, ESTAMOS AO MESMO TEMPO, TRAZENDO OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO E, AUMENTANDO JUÍZO E CONDENAÇÃO AOS PECADORES QUE DESPREZAM A PALAVRA.

MAS ESTE TAMBÉM FOI O MINISTÉRIO DE CRISTO, NA MISSÃO DE DEUS NA TERRA, E ISSO NOS FAZ, EM PROPÓSITO, COMO ELES SÃO.

 

  • ASSIM, O ENSINO DE QUE OS HOMENS VIRÃO A DEUS PELA PALAVRA COMO PRODUTO DA UNIDADE, REVELA QUE ELA (A PALAVRA) NÃO É APENAS O MEIO MAIS EFICAZ DE TORNAR-SE IGREJA, ELA É O ÚNICO MEIO.

 

 PELA PALAVRA QUE PREGAMOS EM UNIDADE DE PROPÓSITO O ESPIRITO LIGA MAIS MEMBROS AO CORPO.

 

  • A UNIDADE DEVE PRODUZIR A VERDADE PARA O MUNDO E O CRESCIMENTO PARA A IGREJA.

 

 

3.3 A VERDADEIRA UNIDADE BÍBLICA É DOUTRINÁRIA (APOLOGÉTICA):

 

Texto de apoio: Antes, tenham o mesmo parecer, unidos em pensamento e propósito”.

1Coríntios 1.10

 

  • SE QUEREMOS SER UM, COMO ELES SÃO. PENSEMOS, ELES JÁ ERAM UM, E POR QUEM ERAM UM, FIZERAM A OBRA.

 

  • O OBJETIVO DA UNIDADE, NÃO É ELA EM SI MESMA, MAS O QUE VEM DEPOIS DELA:

 

  • O PRODUTO FINAL DA UNIDADE É VARONILIDADE:

 

(TÉLEIOS, homem completo) que é O CONHECIMENTO DE CRISTO, que une o CORPO, para conhece-lo e seguindo em conhecê-lo.

 

  • A UNIDADE NÃO É O FIM ÚLTIMO, COMO ALGUNS ESPERAM E GOSTARIAM. TEMOS A IMPRESSÃO, QUE QUANDO NOS PERDOAMOS, OU CANTAMOS JUNTOS. ESTE É O GRAN FINALE. DADO ENGANO. A UNIDADE É A FASE INICIAL PARA O QUE VEM DEPOIS.

 

  • A EDIFICAÇÃO, O CRESCIMENTO, A MUTUALIDADE, CONCORREM PARA QUE CADA MEMBRO DO CORPO SEJA COMPLETO E CHEGUE AO PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO.

 

  • A UNIDADE DE PENSAMENTO EM TORNO DA SOLIDEZ DA DOUTRINA CRISTÃ: SOBRE DEUS, SOBRE O CRISTO E SOBRE A OBRA DO ESPÍRITO, UNE O CORPO EM DEFESA CONSTANTE CONTRA TODO MAU ENSINO, QUE DESVIE O HOMEM DA VERDADE;

 

Textualidade: “14–15. … para que não mais sejamos crianças, levados de um lado para outro, pelas ondas, num giro vertiginoso por toda espécie de vento de doutrina, pelos artifícios humanos, pela (sua) capacidade de tramar o engodo; porém, aderindo à verdade em amor, cresçamos em todas as coisas naquele que é a cabeça, o próprio Cristo.”

 

Textualidade:

  • “PERSEVERANDO NA DOUTRINA – Atos 2.42
  • UNIFICANDO NA DOUTRINA Atos 15

 

  • Vemos em Atos 2.42, QUE A UNIDADE DOUTRINÁRIA, era importante para o crescimento do corpo.

 

  • Em Atos 15, quando receberam os gentios pelas conversões perceberam que a UNIDADE DOUTRINÁRIA, poderia quebrar a UNIDADE FRATERNA, e que caberia aos apóstolos e líderes por seus dons DE SERVIÇO, estabelecer os parâmetros para que a UNIDADE DA IGREJA não fosse comprometida por interminável DEBATE DOUTRINÁRIO.

 

  • Ao mesmo tempo, tiveram a sensibilidade de entender, que a pureza do CORPO dependia de uma UNIDADE DE PENSAMENTO DOUTRINÁRIO como ALICERCE DA FÉ e que não afetasse suas relações cotidianas na UNIDADE FRATERNA.

 

  • AGORA A UNIDADE, SIGNIFICA FORMARMOS UM BLOCO COESO EM TORNO DA FÉ QUE NOS FOI PASSADA PELO EVANGELHO:

 

  • NÃO PODE HAVER UNIDADE SE NÃO ESTAMOS FALANDO DO MESMO SENHOR;

 

  • NÃO PODE HAVER UNIDADE SE NÃO SE ESTIVERMOS FALANDO DA MESMA FÉ.

 

  • NÃO PODE HAVER UNIDADE, SE NÃO ESTAMOS FALANDO DA MESMA EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO.

 

  • O PREÇO DA PAZ, NÃO É A CONIVÊNCIA DOUTRINÁRIA COM O ERRO. ISSO NÃO É A VERDADEIRA UNIDADE, PELO CONTRÁRIO PODE SER A CONTAMINAÇÃO DO VERDADEIRO CORPO DE CRISTO.

 

  • QUANDO A IGREJA SE UNE EM TORNO DA VERDADE DO EVANGELHO, ESTA UNIDADE PROVOCA A PERSEGUIÇÃO, E A PERSEGUIÇÃO CADA VEZ MAIS CRESCENTE SINALIZA A PROXIMIDADE DA OBRA DA REDENÇÃO FINAL PARA QUAL CAMINHAMOS E NA QUAL ENCONTRAREMOS PLENAMENTE: A UNIDADE ETERNA.

 

3.3 A UNIDADE BÍBLICA SERÁ GLORIOSA (PLENA UNIDADE):

 

  • AGUARDA-OS UMA UNIDADE PLENA NA ETERNIDADE, EM QUE TODAS AS DEMAIS SERÃO COMPLETAS (Jo 17.22):

 

  • ADORAREMOS ETERNAMENTE COMO POVO; (Ap 7.9-11)

 

  • AMAREMOS ETERNAMENTE EM MUTUALIDADE COMO FAMILIA ETERNA; (Ap 1.6, Ap 22)

 

  • TESTEMUNHAREMOS ETERNAMENTE A GLORIA TRINITÁRIA SOBRE A NOIVA; (Ap 19.7)

 

  • CONHECEREMOS O TRIUNO COMO ELE É. (I Co 13.9)

 

 

4 APLICAÇÃO FINAL: JÁ SOMOS UM POR SUA OBRA TRIUNA, LUTEMOS PARA PRESERVAR A UNIDADE DO CORPO POR MEIOS DOS DONS ATÉ QUE SEJAMOS PLENAMENTE UM, COMO ELES SÃO, POR TODA A ETERNIDADE.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais